8.2.07

Fernando Silva - Lidar com o erro

A tolerância não liga com o desporto e com o dopping.

Cada vez que alguém é apanhado e - é possivel provar a utilização de substancias proibidas - a pena é elevada. Tanto na questão desportiva como na pessoal. Fernando Silva, atleta ligado ao corta mato com excelentes resultados e medalhas obtidas, foi apanhado a infringir as normas.

Porém, e contrariamente ao que se verifica quase sempre, negando os atletas quaisquer responsabilidades e alegando sempre desconhecimento, o Fernando Silva assume de forma frontal a sua falha.

Não deixando de lamentar a sua falta de inteligência ao entrar nesta situação ilegal, não posso deixar de referir o HOMEM (com letras maiusculas) que se levantou e mostrou a sua dignidade.

Junto parte da noticia recolhida no jornal Correio da Manhã de hoje

"Sempre assumi ao longo da minha vida pessoal e desportiva a conduta dos meus actos. No entanto, há alturas da nossa vida em que cometemos erros. Esses erros assumem-se com frontalidade e, acima de tudo, com verdade”, foi desta forma que Fernando Silva, atleta que acusou doping e que está suspenso pela Federação Portuguesa de Atletismo, assumiu a utilização da substância proibida rhEPO (recombinante humana da Eritropoietina).

Apesar dos 26 anos, Fernando Silva está lidar com a difícil situação de forma frontal e pouco vulgar, ao assumir o erro. Através de um comunicado, o atleta relembra: “Peço apenas para não fazerem juízos de valor precipitados. Fui durante anos operário da construção civil, nunca virando a cara à luta, sagrei-me campeão nacional de corta-mato em 2004 e 2005 e vice-campeão em 2006. Nunca precisei de quaisquer artifícios para vencer, mas há erros que se cometem, em determinadas alturas da vida, que são difíceis de explicar”.

Embora abalado com a situação, Fernando Silva – que vai perder a medalha de prata – faz questão de frisar: “Sou um homem de família, que tem bem presentes os valores da ética, mas que, em determinada altura da vida, se deixou iludir”.

Sem comentários: