28.2.07

Absolut Reject

ABSOLUT TEJECT - Considerando a polémica na faculdade só apetece rejeitar toda a equipa dirigente e restante grupo de eventuais trafulhas

27.2.07

Absolut 110º

ABSOLUT 110º - Hot, very hot - Da faculdade ao meu Vaio

26.2.07

Absolut Monday

Absolut Monday - Hoje, de facto muito dificil!

25.2.07

The Departed - Entre Inimigos

Hoje que se aproxima a cerimónia dos Oscares e considerando o número de Feeds RSS que sigo através do Netvibes relativo aos blogs de amigos que escrevem sobre cinema, apenas quero informar que vi um filme muito interessante. The Departed - Entre Inimigos.

Mais um a não perder. E que logo à noite, ganhem os melhores . . .

ABSOLUT HOPE

ABSOLUT HOPE - Necessária hoje e amanha

23.2.07

The Straight Story - David Lynch

Uma história simples.

Um homem de idade avançada que deseja cumprir um sonho.

Para tal, é necessário percorrer uma grande distância num cortador de relva e que lhe permita encontrar o irmão gravemente doente e recuperar os laços de amizade perdidos.

A ver.

A Câmara Municipal de Lisboa e o Licenciamento Urbano

A Câmara Municipal de Lisboa vive momentos complicados e de grande indecisão. Fala-se de arguidos, corrupção, incompetência e outras coisas mais.

Resta sempre saber se são verdades, qual o grau de envolvimento das diversas personalidades e se não são as boas praticas da profissão.

Mais, em quantas câmaras se verificam situações semelhantes ou mais graves. Teremos chegado ao pântano ou é apenas uma tempestade num copo de água??

Recebi hoje por email, esta divertida história sobre a "xico-espertice saloia" (que infelizmente funciona), presumivelmente publicado pelo jornal Expresso no passado dia 24 de Novembro de 2003 e da autoria de Nicolau Santos. Investiguei, mas não consegui ficar com a certeza de tal publicação, apesar de estar referido em múltiplos blogs e outras páginas de internet.

No entanto, junto o texto, copiado do Pedra sobre Pedra.




Um cidadão português, que sempre desejou ter uma casa com vista para o Tejo, descobriu finalmente umas águas-furtadas algures numa das colinas de Lisboa que cumpria essa condição. No entanto, uma das assoalhadas não tinha janela.

Falou então com um arquitecto amigo para que ele fizesse o projecto e o entregasse à câmara de Lisboa, para obter a respectiva autorização para a obra. O amigo dissuadiu-o logo: que demoraria bastantes meses ou mesmo anos a obter uma resposta e que, no final, ela seria negativa. No entanto, acrescentou, ele resolveria o problema.

Assim, numa sexta-feira ao fim da tarde, uma equipa de pedreiros entrou na referida casa, abriu a janela, colocou os vidros e pintou a fachada. O arquitecto tirou então fotos do exterior, onde se via a nova janela e endereçou um pedido à CML, solicitando que fosse permitido ao proprietário fechar a dita cuja janela.

Passado alguns meses, a resposta chegou e era avassaladora: invocando um extenso número de artigos dos mais diversos códigos, os serviços da câmara davam um rotundo não à pretensão do proprietário de fechar a dita cuja janela. E assim, o dono da casa não só ganhou uma janela nova, como ficou com toda a argumentação jurídica para
rebater alguém que, algum dia, se atreva a vir dizer-lhe que tem de fechar a janela!

(in Expresso, 24 Novembro 2003)


Retirado do Pedra sobre Pedra

22.2.07

Letters from Iwo Jima

"Façam o que está certo, porque isso, é o correcto..."

Imagem do filme Letters from Iwo Jima

20.2.07

Cantem comigo ! ! !

Este Post é um agradecimento em resposta ao Tio Jorge.

Saiba o motivo aqui.

Parte II - Varicela

Varicela

Hoje chegou ao filho mais velho.

Vai passar as duas próximas semanas em casa, tal como a irmã mais nova nas duas anteriores.

Que bom ! ! !

Vamos às compras ?

Grande parte da população mundial, principalmente nas zonas urbanas e nos paises mais desenvolvidos, não conseguem passar sem a tradicional visita ao centro comercial.

Existem de todas as cores e feitios, de todos os tamanhos e caracteristicas, mais ou menos especializados.

Eu não passo sem a minha visita diária. ;-)

Pergunto, hoje já foi ao centro comercial ? ? ?

Aqui deixo alguma informação que retirei do MALL OF AMERICA (um dos maiores centros comerciais do mundo e, acreditem, está em fase de expansão).

Mall of America - logo

Mall of America® Facts

Cost to build - $650 million
Economic impact - Mall of America contributes more than $1,8 billion in economic impact activity annually to the state of Minnesota
Gross leasable space - 2,5 million square feet
Gross building area - 4,2 million square feet
Number of stores - More than 520
Sit-down restaurants - 20
Fast food restaurants - 30
Specialty food stores - 36
Movie screens - 14
Employees - 11.000 year-round, 13.000 during summers and holidays
Parking spaces - 12.550 on-site
Walking distance around one level - 0,57 miles
Total store front footage - 4,3 miles

Key attractions include The Park at MOA™, Underwater Adventures® Aquarium, LEGO® Imagination Center, Dinosaur Walk Museum, A.C.E.S. Flight Simulation, NASCAR Silicon Motor Speedway, Bloomingdale's, Macy's, Nordstrom and Sears.


Did you know?

258 Statues of Liberty could lie inside the Mall

If Mount Rushmore was divided into individual monuments, a president could reside in each of the Mall's four courts

Mall of America is big enough to hold 32 Boeing 747s

Seven Yankee Stadiums can fit inside Mall of America

If a shopper spent 10 minutes browsing at every store, it would take them more than 86 hours to complete their visit to Mall of America

There is no sales tax on clothing in Minnesota

In - Mall of America facts

16.2.07

Idealist - Vamos brincar aos legos

Da próxima vez que convidar alguém para ir lá a casa beber uns copos, cuidado ou ainda acabam a brincar aos legos.

Junto uma ideia retirada do idealist (e descoberta no Planet Geek).

O idealist é um site cheio de ideias brilhantes, ideias engraçadas ou simplesmente ideias "to be". Vale a pena visitar.

Quanto a mim, quero um Absolut lemon on the bricks

Tijolos de Lego

15.2.07

Viaje na Viagem

Quer viajar? Vai para a américa do sul? Brasil?



Não deixe de ler o Viaje na Viagem do Ricardo Freire.

Para além de ter informação com muito sumo e interessante, desenvolve nas caixas de comentários uma autêntica e genuina comunidade. Deve ter mais actividade que muitos fóruns por ai criados.

O mais importante é a disponibilidade e a rapidez nas resposta aos pedidos de sugestões.

Muito bom. Recomendo. . .

14.2.07

Foi você que pediu o Habeas Corpus ???

Como pode ser lançado o panico junto de 10.000 cidadãos bem intencionados.

Um pedido apresentado para a libertação de alguém, utilizando a figura do "habeas corpus" pressupõem o pagamento de uma quantia a titulo de custas sempre este é recusado.

Imaginem os mais de 10.000 cidadãos, que de forma bem intencionada e debaixo do calor criado pelos média em redor do caso Esmeralda, tomaram conhecimento que presumivelmente iriam ter que pagar perto de € 500,00 cada por terem assinado a petição. Estava lançado o panico através do programa de televisão.

Já via alguns, como a própria mãe biológica da criança, a afirmarem que apenas tinham assinado porque estavam na fila do supermercado e pensavam que era para obterem descontos ou que se tratava de um casting para a Floribella ou para os Morangos com açucar. Que nem sabem que é esse tal de Luis Gomes.

Por fim, foi esclarecido pelas entidades competentes que apenas uma taxa deverá ser paga. resta saber se a dividir por todos ou paga apenas por alguns.

Vejam a noticia do Publico

Caso Esmeralda: signatários do "habeas corpus" têm que pagar 480 euros de custas judiciais
13.02.2007 - 13h18 Lusa

Os signatários do pedido de libertação ("habeas corpus") de Luís Gomes terão que pagar custas judiciais no valor de 480 euros, segundo a interpretação do promotor da iniciativa.

Ontem à noite, no programa "Prós e Contras" da RTP1, o juiz conselheiro Fisher Sá Nogueira afirmou que "cada um dos dez mil signatários do 'habeas corpus' terão de pagar 480 euros de custas judiciais", pelo facto de o Supremo Tribunal de Justiça ter julgado o pedido improcedente. "As pessoas assinam muitas vezes sem saber o que põem no papel", reforçou Sá Nogueira.

Já hoje, o advogado Fernando Silva, promotor do pedido de "habbeas corpus" ao Supremo Tribunal de Justiça, contestou, em declarações à TSF, a interpretação do juiz conselheiro jubilado.

De acordo com Fernando Silva, o acórdão do Supremo condena os requerentes a pagar uma taxa de justiça de cinco unidades de conta, num valor único de 480 euros, e não individualmente.

No passado dia 1, o Supremo Tribunal de Justiça rejeitou o pedido de libertação do pai adoptante da criança da Sertã. O colectivo considerou que a classificação de sequestro atribuída ao crime cometido pelo sargento Luís Gomes "não constitui erro grosseiro", como pretendiam os subscritores do pedido de "habeas corpus".

O "habeas corpus" é uma figura consagrada na Constituição para evitar abuso de poder, por virtude de prisão ou detenção ilegal.


In Público

13.2.07

Flags of Our Fathers

Uma história muito bem contada por Clint Eastwood, sobre a conquista da ilha japonesa de Iwo Jima por parte das tropas norte americanas, e da utilização dos 3 soldados "heróis", captados a elevar a bandeira americana no topo da ilha, para conseguirem angariar fundos para o esforço de guerra.

Quem vir o filme entende que os americanos não tenham ficado entusiasmados com o filme, e como tal apenas tenha recebido nomeações "secundárias" para a cerimónia dos Oscares. Afinal parece mal, a utilização de uma imagem tão forte e tão bem conseguida, como um simples estratagema de marketing associado à manipulação dos militares.

Estou ansioso para ver o reverso desta medalha, através de "Letters from Iwo Jima" a estrear nesta semana. Este filme é falado em japonês, pelo que o trailler de promoção está legendado em inglês.



Flags of Our Fathers


Letters from Iwo Jima

10.2.07

O REFERENDO QUE SE SEGUE...

«Concorda com a despenalização de downloads de filmes e músicas, se realizados, por opção do utilizador, nos primeiros 10 dias do seu lançamento, em PC com sistema operativo legalmente autorizado?».


Lembro que é um crime punível até 3 anos de prisão. Vamos lá então acabar com a vergonha dos jovens na prisão, só porque não têm dinheiro para comprar CDs e DVs!


In The rest is silence



Imagem de Red Nose Studio copiado do NONBLOG

9.2.07

Agora escolha . . .

Tony Blair - CLASH



George W Bush - U2



Só falta uma versão do Bacalhau quer alho cantada pelo Durão Barroso ou pelo José Socrates

8.2.07

Fernando Silva - Lidar com o erro

A tolerância não liga com o desporto e com o dopping.

Cada vez que alguém é apanhado e - é possivel provar a utilização de substancias proibidas - a pena é elevada. Tanto na questão desportiva como na pessoal. Fernando Silva, atleta ligado ao corta mato com excelentes resultados e medalhas obtidas, foi apanhado a infringir as normas.

Porém, e contrariamente ao que se verifica quase sempre, negando os atletas quaisquer responsabilidades e alegando sempre desconhecimento, o Fernando Silva assume de forma frontal a sua falha.

Não deixando de lamentar a sua falta de inteligência ao entrar nesta situação ilegal, não posso deixar de referir o HOMEM (com letras maiusculas) que se levantou e mostrou a sua dignidade.

Junto parte da noticia recolhida no jornal Correio da Manhã de hoje

"Sempre assumi ao longo da minha vida pessoal e desportiva a conduta dos meus actos. No entanto, há alturas da nossa vida em que cometemos erros. Esses erros assumem-se com frontalidade e, acima de tudo, com verdade”, foi desta forma que Fernando Silva, atleta que acusou doping e que está suspenso pela Federação Portuguesa de Atletismo, assumiu a utilização da substância proibida rhEPO (recombinante humana da Eritropoietina).

Apesar dos 26 anos, Fernando Silva está lidar com a difícil situação de forma frontal e pouco vulgar, ao assumir o erro. Através de um comunicado, o atleta relembra: “Peço apenas para não fazerem juízos de valor precipitados. Fui durante anos operário da construção civil, nunca virando a cara à luta, sagrei-me campeão nacional de corta-mato em 2004 e 2005 e vice-campeão em 2006. Nunca precisei de quaisquer artifícios para vencer, mas há erros que se cometem, em determinadas alturas da vida, que são difíceis de explicar”.

Embora abalado com a situação, Fernando Silva – que vai perder a medalha de prata – faz questão de frisar: “Sou um homem de família, que tem bem presentes os valores da ética, mas que, em determinada altura da vida, se deixou iludir”.

René Magritte arrematado na Christie’s

René Magritte

Este por acaso não esteve no Thomas Crown Affair.

Foi vendido ontem pela Christie's por apenas 7,6 milhões de euros, quase o dobro da base de licitação.

Quanto pagariam, se tivesse entrado no filme . . .

7.2.07

Helder Fráguas - Aqui e Agora

Hoje, alguém cuja prosa bastante aprecio está na espuma do dia.

O Juiz de direito Helder Fráguas é autor de um blog chamado Aqui e Agora onde publica on-line as suas crónicas semanais - Não há duas sem três - do jornal regional O Mirante.

O objecto destas crónicas/post é a nossa justiça e a análise de pequenas (grandes) situações que podem dificultar ou complicar a vida a qualquer cidadão.

São lidas semanalmente com grande prazer e satisfação, todas as quartas-feiras.

Estamos certos que a suspensão preventiva, mesmo antes da conclusão do processo, será resolvida e ultrapassada.

Junto uma crónica, interessante e que explica como podemos complicar a vida a qualquer um dos nossos vizinhos, desde que tenha filhos.

Força Helder, a espuma do dia está consigo.

UMA TORMENTA
Anteriormente, aludi aos conflitos de vizinhança, que muitas vezes acabam em processos judiciais.
Já não me refiro aos problemas nas zonas rurais, onde uma questão de águas ou de vedações pode terminar em sacholada e na perda de uma vida.
Tenho em mente aquelas pequenas questiúnculas em áreas urbanas, ocorridas em prédios, onde a proximidade das habitações faz com que os ruídos sejam mais facilmente transmitidos e actividades normais a horas menos próprias se tornem incomodativas. Por outro lado, essa mesma contiguidade faz com que as retaliações sejam mais facilmente levadas a cabo.
Nesta matéria, a imaginação é muitíssimo fértil e, por vezes, leva a que a realidade ultrapasse aquilo que seria passível de ficcionar.
Infelizmente, começa a tornar-se frequente uma técnica altamente condenável.
Como é sabido, as Comissões de Protecção de Crianças existem na quase totalidade dos municípios portugueses.
A sua actuação é muito importante e encontra-se sob largo escrutínio da opinião pública.
Qualquer denúncia de maus tratos sobre um menor provoca uma aturada investigação sobre o modo de vida da criança. A participação pode ser anónima e realizar-se através de um mero telefonema ou uma carta não assinada.
Nestes organismos, sabe-se que algumas das queixas são completamente infundadas. No entanto, todas implicam forçosamente que seja efectuado um inquérito.
Se duas vizinhas não gostam uma da outra e uma delas é mãe, um telefonema deste tipo pode tornar-se numa fonte de sérios incómodos.
É feita uma queixa anónima, repleta de falsidades.
A comunicação normalmente refere que se ouvem gritos lancinantes de dor do menor, logo de manhã, conseguindo-se até escutar os ruídos provocados pelas pancadas e os berros da mãe, que trata o filho pior do que os animais.
Depois, afirma-se que é habitual a criança andar a pedir alimentos, revelando que, em casa, pouco lhe é oferecido.
Depois, introduz-se o relato mais detalhado de um episódio concreto e capaz de impressionar, para dar credibilidade à história e tornar o caso facilmente memorizável. Como por exemplo: “numa ocasião, o menino deixou cair um carrinho que tinha na mão e que se veio a partir-se em dois. A mãe disse logo: quando chegares a casa, vais colar o carrinho e enquanto ele não estiver arranjado, vais apanhando com o cinto sem parar, até a cola secar”.
Ora a primeira coisa que se faz, na Comissão, é convocar a mãe da criança.
Relata-se que, efectivamente, há denúncias anónimas sem ponta de verdade, mas é sempre obrigatório realizar uma investigação.
A progenitora é ouvida e obrigada a negar as acusações, explicando como é a sua vida.
Depois, técnicos do organismo deslocam-se à escola frequentada pela criança e interrogam professores e auxiliares.
No prédio onde o menor reside, são ouvidos os vizinhos.
É uma das formas mais perversas de prejudicar uma pessoa com quem não se simpatiza.
Depois, há uma série de outras técnicas mais ou menos comuns.
O vestuário estendido nas cordas de secar a roupa constitui um dos objectos mais atingidos no meio destas guerras. Umas gotas de lixívia lançadas de um andar mais elevado dão cabo de peças novinhas, sendo difícil produzir prova quanto à pessoa que produziu o dano.
Um lenço de pano, bem sujo, tendo servido já para assoar umas quantas vezes, inserido numa caixa de correio, é das coisas mais desagradáveis.
Cobertores, lençóis ou cortinados estendidos sem se encontrarem dobrados, retiram luminosidade ao andar inferior. Frequentemente, o lesado dá um puxão e faz com que as peças caiam para o solo. Até já houve quem se lembrasse de colocar uns espigões na caixa do estore, para romper os tecidos estendidos no andar de cima.
Um clássico consiste em trocar os fios eléctricos na botoneira das campainhas, no exterior do prédio. Quando se pressiona o botão do primeiro direito, toca a campainha da vizinha do terceiro esquerdo.


In Aqui e Agora - Helder Fráguas

A Web 2.0 explicada em 5 minutos

Este video brilhante, descoberto no HCI, e proveniente da information aesthetics resume o conceito de web 2.0.

Aborda ainda a relação / inter-relação com o texto, a internet e o modo como vivemos.

Devemos de facto repensar algumas coisas.

Disfrutem ...


6.2.07

Hyppo

Sim, este é para o António e para a Maria.

5.2.07

Aula de auto defesa

Vejam esta aula de auto defesa recuperada pelos Gato Fedorento

2.2.07

Paris hilton - nothing in this world

Uma criança que sonha com a PARIS HILTON


1.2.07

Marcelo Rebelo de Sousa

Descubra as diferenças...


Gato Fedorento


MRS