20.11.06

PORTUGAL - CAMPEÃO EUROPEU

Capa Correio da Manhã - 20 Nov 2006
Portugal é campeão europeu, não pelo mérito de Scolari ou dos seus pupilos que muito nos animam, mas pela mão dos seus governantes.


A capa da edição de hoje do Correio da Manhã serve de veículo para a divulgação do facto de sermos campeões europeus no que diz respeito à função pública. A verdade é que temos 1 funcionário público por cada 17,4 habitantes. Ultrapassámos os restantes 24 países da união europeia. Desta vez, nem os novos países do alargamento nos apanharam.



Todos os restantes países têm pelo menos um rácio superior a 1 para 20.


O número de Funcionários Públicos é excessivo ou reduzido? O debate arrasta-se à já bastantes anos e volta a estar em cima da mesa com a discussão do Sistema de Vínculos, Carreiras e Remunerações que se iniciou, na semana passada, entre Governo e sindicatos. A pergunta não tem ainda resposta, mas segundo os últimos números divulgados pelo Governo e referentes à Administração Central (568 384), Portugal é o País que tem o maior número de funcionários públicos por habitante: existe um funcionário para cada 17,6 cidadãos.



Chamo a atenção para este parágrafo retirado da noticia publicada hoje, que nos mostra que visto de outro prisma o cenário ainda pode ser pior.

UM TRABALHADOR POR CADA SETE ACTIVOS

A estatística pode revelar factos surpreendentes. Se tomarmos em consideração todo o universo de funcionários que dependem do Estado (Administração Central, Local e Regional) e o dividirmos pelo número da população activa (5604 milhões de cidadãos, segundo os últimos dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística) verificamos que há um funcionário por cada 7,6 activos. Se esse mesmo universo for dividido pelo número de pessoas empregadas (5187 milhões), então o resultado desce para um funcionário para cada sete trabalhadores empregados.




No entanto, assumo a minha quota de responsabilidade, ou lá por casa não fosse um funcionário público para quatro (média de 25% de funcionários públicos, contra 5,7 do país).

Veremos como além dos leitores do Correio da Manhã, irá reagir a blogosfera. Na pesquisa que efectuei apenas encontrei um post de um cão no Latido Sem Dono, porque será, com duvidas e a pedir explicações.

Sem comentários: