21.11.06

The long tail

Termo utilizado na Estatística para identificar distribuições de dados onde o volume de dados descresce ao longo do tempo, durante um período longo.

No mercado do consumo de bens, é vulgar encontrar curvas deste tipo para ilustrar a procura dos consumidores. Tipicamente, procura elevada para um conjunto pequeno de produtos e procura muito reduzida para um conjunto elevado de produtos.


In - A Cauda Longa - Wikipédia, a enciclopédia livre



Em SEO (Optimização para motores de pesquisa) existe um conceito que é conhecido como Long Tail (literalmente Cauda Longa), que refer as palavras relacionadas com um determinado tema, mas que são menos pesquisadas (individualmente).

Na prática, o conceito baseia-se no facto de muitas vezes ser mais facil optimizar um site para ficar bem posicionado num conjunto grande de palavras menos procuradas de uma determinada área do que optimizá-lo para as principais palavras da área, que são mais pesquisadas, mas também muito mais concorridas.

Com isto consegue-se atrair um conjunto elevado de utilizadores ao site, sem o esforço que lutar pelas principais palavras da área implica, conseguindo-se por vezes resultados idênticos com um esforço global por vezes menor.


In - Long-tail-e-as-cervejas - webaserio.com por Marco Neves

Representação gráfica da cauda longa

A cauda longa chega ao Youtube



Outros links interessantes sobre o tema:

http://www.thelongtail.com//

http://www.brainstorm9.com.br/archives/2006/07/the_long_tail.html

http://www.techbits.com.br/2006/08/21/a-cauda-longa/

http://pauloquerido.net/2006/09/a_cauda_longa

http://mesquitajl.blogspot.com/2006/09/marketing-long-tail.html

http://remixtures.com/2006/11/na-web-20-crentes-financiam-musicos-atraves-de-fundos-de-investimento-parte-i/

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou fascinado pela teoria do Long Tail. O mais interessante é que muitas das grandes da internet utilizam essa teoria no dia a dia.